A Salvação é do Senhor - Gordon Clark

A primeira passagem está em Romanos 8:28-30, que diz, “E sabemos que todas as coisas agem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, aqueles que são chamados de acordo com seu propósito. Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformados à imagem de Seu Filho, a fim de que seja primogênito dentre muitos irmãos. E aos que predestinou, também chamou; aos que chamou, também justificou; aos que justificou, também glorificou.”


A passagem começa com a proposição universal de que todas as coisas agem juntamente. Isso é dizer que, todos detalhes na história, quer seja na Babilônia, Egito ou nos Estados Unidos, se encaixam em um design compreensivo. Nada pode ser omitido: Todas as coisas agem juntamente. Claramente é Deus quem as age juntamente. Em verdade, o verso não diz explicitamente que é Deus quem as age juntamente, mas, no contexto da Bíblia, o significado não pode ser que todas coisas agem independentemente do controle divino, e por mecanismo morto se encaixam em um propósito estabelecido. Se “todas as coisas” fossem a força controladora, um ateísmo completo teria sido declarado, pois a frase “todas as coisas” é o termo grego que significa o universo. Se o universo controla seus próprios detalhes, não há espaço para Deus.


No sentido teísta ou Bíblico, portanto, todas as coisas conspiram para o bem daqueles que amam a Deus. Seria extraordinário se um universo naturalista mecanicamente conspirasse para o bem de um certo grupo. Mas esse design de grande abrangência não seria absurdo se Deus é quem controla e determina cada detalhe para o bem daqueles a quem Ele elegeu e chamou de acordo com seu deliberado propósito. Deus escolheu certas pessoas para o seu propósito, e Ele age em cada detalhe no universo para o bem delas. A tragédia ostensiva da crucificação de Cristo foi para o bem delas. Nero, o papado, Napoleão e Stalin conspiraram para o benefício dos eleitos. Até mesmo a queda de um pardal. Deus determina todas as coisas.
— Gordon Haddon Clark: Predestination, Cap: A Salvação é do Senhor.

Tradução:Gabriel de Oliveira

Postar um comentário

0 Comentários