DOM DE LÍNGUAS

Amigos muitos falam em Dom de Línguas mas o que é isso ? Espero que as igrejas protestantes fiquem longe desta prática pois acabam se esquecendo do maior de todos os Dons o do amor.

Primeiro: Em Atos 2 o Dom de línguas foi a capacitação dada pelo Espírito Santo aos apóstolos para falarem nas diferentes línguas (humanas, nacionais) representadas pelo povo reunido em Jerusalém prestem atenção. Ou para falarem ou para serem entendidos pelas pessoas de diferentes idiomas. Sobre o dom de línguas, seja como for que este dom seja entendido, a instrução completa está nos capítulos 12 a 14 da Primeira Epístola de Paulo aos Coríntios. Em 1 Co 12.28-30 notamos: (1) Há uma hierarquia de dons, por mais que os fanáticos queiram negar isso. Vers. 28 – Os dons principais: apóstolos, profetas e mestres. O dom de variedades de línguas vem em último lugar. (2) Os versículos 29 e 30 mostram claramente que algumas pessoas têm alguns dons, outras pessoas têm outros dons. Quer dizer: Não são todos os cristãos que recebem o dom de variedade de línguas. Logo, os fanáticos que afirma que quem não tem o dom de línguas não têm o Espírito Santo ignoram ou falseiam completamente esta passagem bíblica. (3) O versículo 31 mostra que existem dons melhores que outros. (4) Antes de o apóstolo falar quais são os dons melhores, ele faz um glorioso parêntese e fala de um dom fora de série, um dom que está acima de todos os dons: o do amor (“o amor de Deus derramado em nosso coração pelo Espírito Santo” (Rm 5.5). (5) Em 1 Co 13.1 o apóstolo inspirado afirma que falar “as línguas dos homens e dos anjos” e não ter amor, é puro barulho inútil e sem valor nenhum. (6) Em 1 Co 14.1 em diante diz o apóstolo que o dom de profecia (anunciar a mensagem do Senhor) é o melhor de todos (menos o amor, que é superior a todos), e faz contrastes entre esse dom e o de línguas, mostrando a enorme superioridade do dom de profecia sobre o de línguas. (7) É preciso que o cristão realmente interessado na verdade leia e releia com muita atenção e com espírito de oração todos os versículos do capítulo catorze de 1 Coríntios. Segundo: Rm 12.3-8 e Ef 4.7-14, que falam de dons, não mencionam o dom de línguas. As demais epístolas não oferecem listas de dons e não mencionam o dom de línguas. Os seus autores não eram espirituais? Seus leitores crentes não eram espirituais? Terceiro: Note-se que A igreja de Corinto que, pelo que se percebe das duas cartas de Paulo àquela igreja, teve gravíssimos problemas, censurados francamente pelo apóstolo: problemas de orgulho religioso, de facções em torno de diferentes líderes, problemas de gravíssimos pecados morais, problemas até de abusos de comilões quando era servida a Ceia do Senhor. Quarto: Uma recomendação feita pelo apóstolo João (1 Jo 4.1: “provai os espíritos se procedem de Deus”) faz pensar que um dom muito necessário é o dom de “discernimento de espíritos” (1 Co 12.10). Quinto: O teste do verdadeiro cristão e da presença do Espírito Santo na pessoa do crente e em sua vida é feito, não pelos dons, mas pelo fruto do Espírito, apresentado mais completamente em Gl 5.22,23: “amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio”.

Espero que tenham gostado deste artigo PREZOTTO

Postar um comentário

1 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog Na defesa da Cristandade e Fé , a responsabilidade é do autor da mensagem.