Do grego εὐχαριστία, cujo significado é "reconhecimento", "ação de graças" é uma celebração em memória da morte sacrificial e ressureição de Jesus Cristo. Também é denominada "comunhão", "ceia do Senhor", "santa ceia", "refeição noturna do Senhor".
O ritual
Protestantismo
Dentro do protestantismo, cuja teologia remonta aos princípios da reforma e são influenciados por Lutero e Calvino, a Eucaristia é vista como um sacramento.
Nas igrejas Luteranas existe o entendimento da ceia como essência ou substância do corpo de Cristo, e não transformada no mesmo. A essa forma de entendimento dá-se o nome de consubstanciação.
A proposta de Calvino, em oposição a Lutero e Zwinglio, era que na ceia ocorria a presença de Jesus, não nos elementos, mas como co-participante e co-celebrante junto com os comungantes. A essa forma de entendimento dá-se o nome de presença real.
Na Igreja Anglicana, o entendimento é de um sacramento, independente de como o mesmo será entendido pelo comungante. Por essa liberdade é permitida até mesmo o entendimento não sacramental da ceia.
Ceia MemorialZwinglio doutrinava que a ceia não podia promover efeitos espirituais, sendo apenas um símbolo e tendo como único efeito o de lembrança.
No século XVII, quando do surgimento da denominação batista, o seu fundador, John Smith, baseou-se, em relação à ceia, nos princípios disseminados por Zwinglio, assim concebendo a ceia apenas como um rito simbólico ordenado por Cristo cujo único efeito é de lembrar-se do mesmo.
A este tipo de entendimento dá-se o nome de "ceia memorial".
1 Comentários
Devemos acreditar nos primeiros cristãos ou nos reformadores? se devemos estar perto de Cristo, a quem devemos recorrer? As escrituras são sagradas pelo fato dos patriarcas primitivos os terem selecionado em audiencia conciliar.
ResponderExcluirOs comentários não representam a opinião do Blog Na defesa da Cristandade e Fé , a responsabilidade é do autor da mensagem.