Os anátemas do Concílio de Constantinopla 533 dC

pelo 
Concílio de Constantinopla, 
533 dC


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COMENTÁRIO SOBRE DOUTRINA 

O documento surgiu como uma clarificação da definição de Calcedônia, 451 dC, e é uma tentativa de esclarecer as duas naturezas de Jesus Cristo, Deus e Homem, em relação a sua unidade. A tentativa de tão cuidadosamente manter a pureza doutrinária, quanto à natureza de Jesus Cristo, é estupidamente ignorado em relação à sua mãe, Maria, quando ela é referida como a sempre Virgem Maria ", um conceito refutado pelas Escrituras que o eclesiásticos  usaram na defesa. O que é tão interessante sobre este documento é que ele não afirma uma declaração de crença, mas estabelece a crença do ponto de vista negativo direcionado para aqueles que se opõem à declaração. Estabelece a opinião expressa por meio de um fiat impostas pela liderança ecclesistical. Além disso, o conselho se atreve a falar a mente de Deus em relação ao maldições expressa, indicando que ele tinha a autoridade para declarar e estabelecer no céu os julgamentos que ele é pronunciado na Terra, tais decisões só sendo privilégio de Deus. É uma coisa para falar contra a heresia ou revelar doutrinas heréticas, mas é outra bem diferente é supor que qualquer município tem o poder de condenar uma pessoa para o inferno. Independentemente das boas intenções aparentes dos criadores, em relação ao heresias que eram opostos, o documento pressupõe autoridade que eles não têm de Deus mas que ainda exercer sob seu próprio poder, abrindo assim caminho para que os homens assumir o poder político sobre questões religiosas através da liderança eclesiástica.
Os anátemas do Concílio de Constantinopla
(553 AD)

  1. Se alguém não confessar que o Pai e do Filho e do Espírito Santo são uma natureza ou essência, um poder ou autoridade, adorado como uma trindade da mesma essência, uma divindade em três hipóstases ou pessoas, seja anátema. Porque há um só Deus e Pai, de quem são todas as coisas, e um só Senhor Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e um só Espírito Santo, em quem são todas as coisas.
  2. Se alguém não confessar que a Palavra de Deus foi gerado por duas vezes, a primeira antes de todos os tempos do Pai, não-temporal e sem corpo, o outro nos últimos dias, quando ele desceu do céu e se encarnou pelo santo, glorioso, portador de Deus, Maria sempre virgem, e nascido dela, seja anátema.
  3. Se alguém diz que a Palavra de Deus que fez milagres e é um Cristo, que sofreu uma outra, ou diz que Deus, o Verbo estava junto com Cristo, que veio da mulher, ou que a Palavra estava nele como uma pessoa está em outro, mas é não a mesma coisa, nosso Senhor Jesus Cristo, o Verbo de Deus encarnado e tornar-se humano, e que as maravilhas e os sofrimentos que ele suportou voluntariamente na carne não eram da mesma pessoa, seja anátema.
  4. Se alguém disser que a união da Palavra de Deus com o homem era apenas de acordo com graça ou função ou a dignidade ou a igualdade de honra ou autoridade, ou relação ou efeito de poder ou de acordo com a sua boa vontade, como se Deus, o Verbo estava satisfeito com o homem ou aprovadas por ele, como o delírio Teodósio diz, ou que o sindicato existe de acordo com a semelhança do nome, pelo qual os nestorianos chamado de Deus a Jesus Cristo, Palavra e, designando o homem separado, como também Cristo como Filho e, assim, claramente falando de dois pessoas, mas quando se trata de sua honra, dignidade e adoração, pretendo dizer que há uma pessoa, um filho e um Cristo, uma denominação única, e se ele não reconhece, como os santos Padres nos ensinaram, que a união de Deus é feito com a carne animada por uma alma racional e inteligente, e que essa união está de acordo com a síntese ou hipóstase, e que, portanto, não há uma única pessoa, o Senhor Jesus Cristo, um da Santíssima Trindade - deixe-o seja anátema. Como a palavra "união" tem muitos significados, os seguidores da impiedade de Apolinário e Eutíquio, assumindo o desaparecimento da natureza, afirmam a união pela confusão. Por outro lado, os seguidores de Teodoro e Nestório alegria na divisão da natureza, introduzir apenas uma união de relação. Mas a santa Igreja de Deus, rejeitando igualmente a impiedade de ambas as heresias, reconhece a união a Palavra de Deus com a carne de acordo com a síntese, que é segundo a hipóstase. Pois, no mistério do Cristo, a união acordo com a síntese preserva as duas naturezas que tenham combinado, sem confusão e sem separação.
  5. Se alguém entende a expressão, uma hipóstase de nosso Senhor Jesus Cristo, para que isso significa a união de hipóstases muitos, e se ele tenta, assim, introduzir no mistério de Cristo duas hipóstases, ou duas pessoas, e, depois de ter introduzido duas pessoas , fala de uma pessoa de acordo com a dignidade a honra, ou adoração, como Teodoro e Nestório insana de ter escrito, e se difama alguém santo sínodo de Calcedônia, como se ele tivesse usado essa expressão, nesse sentido, irreverente, e não confessar que o Word de Deus está unido com a carne hypostatically, e que, portanto, há apenas uma hipóstase ou uma pessoa, e que o Santo Sínodo da Calcedónia professou neste sentido, a uma hipóstase de nosso Senhor Jesus Cristo, seja anátema. Para a Santíssima Trindade, quando a Palavra de Deus se encarnou, não foi aumentada pela adição de uma pessoa ou hipóstase.
  6. Se alguém disser que o santo, glorioso, e sempre virgem Maria é chamada de portador de Deus pelo mau uso da língua e não verdadeiramente, ou por analogia, acreditando que apenas um homem simples, nasceu dela e que Deus, o Verbo não se encarnou ela, mas que a encarnação de Deus, o Verbo resultou apenas do fato de que ele se uniu a esse homem que nasceu dela; se difama alguém do Santo Sínodo de Calcedônia como se tivesse afirmado a Virgem a ser portador de Deus de acordo com no sentido de ímpio Theodore, ou se alguém deve chamá-la manbearer ou Christbearer, como se Cristo não fosse Deus, e não confessar que ela é realmente portador de Deus, porque Deus, o Verbo que antes de todos os tempos foi gerado do Pai estava em Nestes últimos dias de sua encarnação, e se alguém não confessa que, nesse sentido piedoso o santo Sínodo de Calcedônia confessou que ela seja portador de Deus: seja anátema.
  7. Se alguém usar a expressão "em duas naturezas", não confessar que o nosso único Senhor Jesus Cristo é dado a conhecer na divindade e na humanidade, a fim de indicar que a expressão por uma diferença da natureza da qual a União assumiu inefável lugar, sem confusão, uma união em que nem a natureza da Palavra mudou para a de carne, que nem da carne em que a Palavra (por cada permaneceu o que era, por natureza, mesmo quando o sindicato tinha tomado pela hipóstase lugar), mas deve ter a expressão que diz respeito ao mistério de Cristo em um sentido, de modo a dividir as partes, seja anátema. Ou se alguém reconhecer o número de naturezas na mesma nosso único Senhor Jesus Cristo, Deus, a Palavra encarnada, não leva em contemplação apenas a diferença das naturezas que compõem a ele, que a diferença não é destruída pela união entre eles, para uma é composto dos dois e os dois estão em um, mas deve utilizar o número dois para dividir a natureza ou fazer deles pessoas propriamente dita, seja anátema.
  8. Se alguém confessa que o sindicato teve lugar fora de duas naturezas, ou fala da natureza encarnar um a Palavra de Deus e não entendem as expressões como os santos Padres nos ensinaram, que fora da natureza divina e humana, quando a União assumiu a hipóstase lugar, um só Cristo foi formado, mas a partir dessas expressões tenta introduzir uma natureza ou essência da divindade ea humanidade de Cristo, seja anátema. Porque em dizendo que o Word só teve-se unidos pela hipóstase pessoal não significa que houve uma confusão comum de natureza, mas compreendemos que o Verbo se uniu à carne, cada uma natureza ainda o que era. Portanto, há um Cristo, Deus e homem, da mesma essência com o Pai no tocante à sua divindade, e da mesma essência com a gente no tocante à sua masculinidade. Portanto, a Igreja de Deus e rejeita igualmente anathematizes quem dividir ou cortadas ou que introduzem a confusão sobre o mistério da providência divina de Cristo.
  9. Se alguém diz que Cristo deve ser adorado em suas duas naturezas, no sentido de que ele introduz duas adorações, a uma peculiar de Deus da Palavra e do outro peculiar ao homem, ou se alguém destruindo a carne, ou por confundir o divindade ea humanidade, através de um artifício ou uma natureza ou essência daqueles que estavam unidos e assim adora a Cristo, e não com um culto adoração a Deus o Verbo encarnado, com a sua própria carne, como a Igreja de Deus tem recebido desde o início, deixar anátema seja.
  10. Se alguém não confessar que o nosso Senhor Jesus Cristo que foi crucificado na carne é verdadeiro Deus e Senhor da Glória e um da Santíssima Trindade, seja anátema.
  11. Se alguém não anathematize Arius, Eunomius, Macedonius, Apolinário, Nestório, Eutiques e Orígenes, juntamente com os seus ímpios, escritos ímpios, hereges e todos os outros já condenados e anathematized pela Igreja Católica e Apostólica Igreja santa, e os quatro acima mencionados Santo Sínodos e todos aqueles que realizaram e mantenha ou que, em sua impiedade persistem na exploração para o final da mesma opinião que os hereges que acabamos de mencionar, que ele seja anátema.

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