Biografia de Menno Simons

Menno Simons - gravura de Jacob BurghartMenno Simons (1496 - 31 de Janeiro 1561) era um holandês Anabatista líder religioso da Frísia região dos Países Baixos . Simons era um contemporâneo dos reformadores protestantes e seus seguidores ficaram conhecidos como menonitas .

Biografia

 


Início da vida



Menno Simons  nasceu em 1496  em Witmarsum , Friesland , Sacro Império Romano . Ele cresceu em um ambiente camponês pobre, mas  pouco se sabe sobre sua infância e família. nome do pai dele deve ter sido Simon, Simons ser umpatronímico , enquanto ele tinha um irmão chamado Pieter. 
Simons cresceu em um país desiludido e devastada pela guerra. Frísia foi devastado pela guerra no final dos anos 15 e início do século 16. 
Simons aprendeu latim e  grego e  foi ensinado sobre a América durante seu treinamento para se tornar um sacerdote .  Antes ou durante o treinamento, ele nunca tinha lido a Bíblia, com medo de que ele seria seduzido, uma vez que ele faria isso. Quando mais tarde ele refletiu sobre esse período, chamou-se estúpido.


Igreja Católica Romana

Ele foi ordenado como um sacerdote católico em 1515 ou 1516 , em Utrecht , foi então feito um capelão na aldeia do pai dele Pingjum (1524).
Em 1526 ou 1527, as questões em torno da doutrina da transubstanciação causou em Menno Simons uma profunda e séria pesquisa das escrituras ,  ele confessou que não tinha estudado previamente, mesmo sendo um padre. Neste momento ele chegou em alguns pontos no chamado de "evangélico humanista ".
 A busca renovada das escrituras deixou Menno Simons acreditando que o batismo infantil não está na Bíblia . Ele discutiu o assunto com seu pastor, procurou os Padres da Igreja e começou a ler as obras de Martin Luther e Heinrich Bullinger . Embora ainda refletindo sobre o problema, ele foi transferido para Witmarsum. Aqui, ele entrou em contato direto com os anabatistas, pregando e praticando o batismo deles.

"Pois a fé evangélica verdadeira ... não pode estabelecer latentes, mas se manifesta em toda a justiça e obras de caridade, mas ... veste os nus, alimenta os famintos, os aflitos consoles; abriga os miseráveis; ajudas e consolas de todos os oprimidos; retorna bom para o mal; serve aqueles que a ferem, ora por aqueles que a perseguem. ""
Menno Simons, 1539
Menno Simons rejeitou a Igreja católica e o sacerdócio em 12 de janeiro de 1536,e foi arriscar a sorte com os anabatistas. Sua data de batismo é desconhecida, mas em Outubro de 1536 a sua ligação com o anabatismo era bem conhecida. Menno Simons rejeitou a violência defendida pelo movimento Münster, acreditando que ela não era bíblica.  Sua teologia estava voltada para a separação deste mundo, e pelo arrependimento em que batismo simbolizava isso.
Vinte e cinco anos depois de sua renúncia ao catolicismo, Menno faleceu em 31 Janeiro, 1561 e foi enterrado em seu jardim.  Ele era casado com uma mulher chamada Gertrude, e que tiveram pelo menos três filhos, duas filhas e um filho.

Teologia

Menno Simons (1854)
Menno Simons  teve forte influência sobre os Anabatistas nos Países Baixos era tão grande que o Batista historiador William Estep sugeriu que sua história será dividida em três períodos: "antes de Menno, sob Menno, e depois de Menno". Ele é especialmente significativo em vir para o movimento anabatista.

Excomunhão

Girolimon (1995) compara os ensinamentos de Menno Simons com as do reformador protestante João Calvino (1509-1564), focalizando a questão da excomunhão. Esta análise teológica salienta grandes contrastes entre os dois líderes em quatro princípios básicos: em matéria de procedimentos conducentes a excomunhão, a gravidade das sanções sobre o excommunicant; sobre a restauração de um indivíduo arrependido, e na punição civil. Calvino e Menno, cada líder em alas distintas da Reforma, ambos acreditavam que essa forma extrema de disciplina essencial para a função da Igreja na sociedade, concordando com o fundamento básico para a excomunhão, expressa no Novo Testamento. Menno, no entanto, previu a aplicação da reprimenda como um processo administrado pelo organismo inteiro da Igreja contra qualquer pecado; Calvin reservados excomunhão para transgressões graves, especialmente identificados pela Companhia de Pastores e o Consistório.Entre outras divergências, Calvino aprovava a punição civil para certas formas de heterodoxia, enquanto defendia Menno a igreja com estrita separação do estado. Eles diferem mais profundamente em seus pontos de vista sobre a disciplina da igreja porque era necessário. Simons viu perfectibilidade humana possível após a conversão, enquanto Calvin sublinhou uma teologia agostiniana da depravação humana. 

Esposa de Cristo

Menno Simons chamou muito a partir de imagens bíblicas da noiva de Cristo, quando prevendo uma nova igreja no começo do século 17. Ele encontrou no Cântico dos Cânticos bíblico uma descrição da relação entre uma igreja purificada e que Cristo não apenas se aplicava a uma igreja reformada, mas também para o casamento terrestre entre o homem e a mulher. Como a noiva nas canções a mulher deve vir com amor e devoção total e será limpa do seu mal natural pelo contato com o marido. Ele não alterou a visão convencional das relações entre homens e mulheres . 

O batismo infantil

Os anabatistas insistiram sobre o batismo de adultos. Ao contrário de Martin Luther defendia o batismo infantil, que decorre de sua visão da Igreja como uma realidade ideal, inclusive em uma sociedade cristã. Menno Simons baseou sua rejeição do batismo infantil sobre o conceito da igreja como um grupo disciplinado de pessoas que voluntariamente entregaram suas vidas a Cristo. Ele via a santificação como um processo ao longo da vida que não livra completamente da presença do pecado.

Paz

Apesar de alguns anabatistas em Amsterdã e Münster, no século 16 envolvidos em excessos, geralmente menonitas holandeses tornaram-se devotos e pacíficos. Uma explicação dessa transformação é necessária, ea resposta pode estar na transformação de Menno de sacerdote católico e apologista de anabatistas pacifistas reformador - uma transformação ligada à sua relação com o Munsterites Melchiorites radical e pacífica. Em 1539 seu batismo cristão Menno Simons declarou a sua relutância em se envolver em disputas, que podem ter originado a partir de sua relutância por anos para anunciar suas verdadeiras convicções. 

Obras

  • Dat Fundament des Christelycken Leers (1539-40; Fundação da Doutrina Cristã) 
  • Van de Geestlijke Verrijsenisse (ca. 1536; A Ressurreição Espiritual)
  • De nieuwe Creatuere (ca. 1537, o novo nascimento)
  • Christelycke leringhen op den 25. Salmo (ca. 1538; Meditação sobre o Salmo Vinte e Cinco)

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Sera que ele era meu parente???
    Meu Nome é Claudemir Cumerlato Simons o sobrenome simons eu erdei do meu pai e fui reggistrado em cartorio com o cumerlato da minha mãe teria + 3 sobrenomes para colocar junto mas em cartorio é só claudemir cumerlato simons ... sera que ele foi o inicio da minha familia???

    ResponderExcluir

Os comentários não representam a opinião do Blog Na defesa da Cristandade e Fé , a responsabilidade é do autor da mensagem.