"Castelo Forte", o mais famoso hino de Lutero

O mais famoso hino de Lutero - Martin Luther (1483-1546) escreveu a letra "Ein'Fest Burg" (Um castelo forte) e compôs a respectiva melodia, que foram publicadas em Wittenberg na coletânea "Geistliche Lieder" (Cânticos Espirituais), de Joseph Klug, em 1529, tornando-se imediatamente conhecidas em toda a Alemanha.



Lutero, desde 1508, era professor na universidade de Wittenberg. Em 31 de outubro de 1517, afixou suas 95 teses na porta da igreja do castelo da cidade, iniciando o movimento reformista da Igreja Cristã.
Em seguida, traduziu a Bíblia para a língua alemã e elaborou o primeiro hinário alemão, "Achtliederbuch" (Livro dos oito cânticos). Posteriormente, escreveu mais 33 peças de canto congregacional, aproveitando cânticos em latim, versificação de salmos e outros textos escriturísticos, e revisão de hinos em alemão anteriores ao movimento reformista. Nas melodias de Lutero, que tinha formação musical, havia forte acento rítmico. A maior contribuição de Lutero à hinodia foi a restauração do canto congregacional , e seu mais famoso hino foi "Castelo forte".


Em 19 de abril de 1529, as autoridades civís alemãs que adotavam as idéias de Lutero apresentaram, ao parlamento reunido em Spira, um protesto (daí o apelido "Protestantes") contra as medidas legislativas referentes à liberdade de culto, que significavam séria ameaça à Reforma.

Neste ambiente crítico, deprimido e doente, mas inspirado pelo Salmo 46, Lutero escreveu seu hino.

Tímida, angustiada e sombria, esta parece ser a interpretação fiel do hino (tal como gravada, em 1962, pelo Coral Luterano de Porto Alegre, regido por Hans-Gerhard Rottmann, no LP-CAVE- DAVEL-CAV-4/6), e não intrépida, irrestrita e reluzente, como ocorre na grande maioria das execuções congregacionais e corais deste hino de Lutero.

Postar um comentário

0 Comentários