498 anos da Reforma Protestante

Neste ano de 2015 comemoramos os 498 anos da Reforma Protestante.

Faz 498 anos que Martinho Lutero pregou as noventa e cinco teses na porta da catedral de Wittenberg, com a intenção de discutir os erros doutrinários criados pela igreja católica, que distorciam a verdade do Evangelho Cristo.

Práticas como indulgências (cobrar dinheiro para salvar almas), idolatrias e afins foram o alvo da discussão de Lutero.

Lutero, lendo a Palavra de Deus, percebeu que havia uma grande incoerência entre a Igreja Primitiva e o que a Igreja Católica havia se tornado. Os ensinamentos de Cristo, na perspectiva de Lutero, estavam fora do alvo dos ensinos católicos há muito tempo.

O objetivo de Martinho Lutero era trazer à Igreja de volta às suas origens, de volta à suas raízes verdadeiras, apoiando essa doutrina unicamente na Palavra de Deus como sendo autoridade suficiente, colocando em evidência a suficiência de Cristo, atribuindo tudo somente a Graça que é responsável pela salvação, mediante a fé, e somente a fé como meio da justificação, rendendo somente a DEUS a Glória de tudo.

Eis, portanto, as cincos SOLAS: Sola Scriptura, Solus Christus, Sola Gratia, Sola Fide, e Soli Deo Glória.

Acredito que esse dia deve ser lembrado justamente por aqueles que ousaram não se conformar com a mentira que era ensinada como verdade. Ao longo da história da Reforma Protestante muitos outros homens e mulheres ousaram seguir firme suas convicções a partir do que aprenderam lendo o Evangelho.

Acredito que desta mesma forma, hoje, nós precisamos, como nunca antes, nos apegarmos à verdade da Palavra de Deus.

Se Lutero fosse vivo hoje, e visse o caos em que muitas igrejas se transformaram, não tenho dúvidas que ele teria bem mais que 95 teses para contestar erros.

Porém, nós estamos aqui. E sim, a Reforma Protestante precisa ter um significado em nossas vidas.

O que eu sugiro para nós?

Comemoração: Sim, há muito o que comemorar. Os irmãos em Cristo que vieram antes de nós nos deixaram algo muito importante para celebrar. A libertação das mentiras e o fim da escravidão religiosa, por um custo muito alto para alguns. Isso sem dúvida merece comemoração.

Compromisso: que possamos assumir um compromisso diante de Deus para zelarmos pela Palavra, para pregarmos sem medo acerca da suficiência de Cristo, acerca da redenção. Que possamos cumprir o Ide, anunciando o Reino:“Arrependei-vos, porque o Reino dos céus está próximo”. (Mateus 3:2 KJV)

Que a REFORMA comece e partir de nós: “Assim deixai a vossa luz resplandecer diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai que está nos céus.” (Mateus 5:16 KJV).

Oremos para que a Igreja de Cristo volte às suas origens. Façamos a nossa parte.

Soli Deo Gloria.

Marco Aurélio Cicco

Postar um comentário

0 Comentários