Aleluia é pascoa, ele Ressuscitou

A Páscoa para os Hebreus é a celebração memorial da libertação do povo escravizado pelos egípcios durante 400 anos, especialmente a passagem pelo mar vermelho, separando os dois momentos da historia deste povo. 
Deus escutou o clamor do povo e assume a dianteira, conduzindo, formando, guardando o povo. Todos os anos, ainda hoje, os judeus, ao celebrarem a Páscoa, fazem a memória deste acontecimento que dá origem ao povo. Por ocasião da Páscoa, acontece a Paixão, morte e ressurreição de Jesus, acontecimento que funda o novo povo de Deus. 

A Páscoa não é só uma recordação arcaica, mas o dinamismo de salvação e libertação que está dentro da história humana desde o dia em que Deus mergulhou em nossa história de modo irreversível com a encarnação, morte e ressurreição de Jesus. Assim sendo, como Igreja, todos nós que celebramos a Páscoa todos os anos, temos o compromisso com Deus, de dar visibilidade a este dinamismo escondido em nossa história. Todos os anos, nós celebramos a Páscoa. O que tem mudado em nossas vidas? Em nossas comunidades? Em nossa Igreja? Em nossa sociedade? Celebrar a Páscoa é algo comprometedor, pois nós aceitamos misturar o nosso destino com o de Cristo. A certeza de que Ele está no meio de nós, pois assim Ele prometeu e nós o experimentamos diariamente, deve nos impulsionar para o agir transformador. 
Se não for assim, celebraremos apenas uma recordação e não uma memória do acontecimento que nos salvou. Jesus nos amou e se entregou por nós. 

Que o Senhor ressuscitado, ressuscite o nosso país, para que saia da situação de morte em que se encontra e que pelo poder da Páscoa, as pessoas saiam de suas cruzes e de seus túmulos, experimentando a vida nova. FELIZ PÁSCOA!

Postar um comentário

0 Comentários