O Livro de Concórdia contém os escritos confessionais de Lutero

O Livro de Concórdia foi publicado em 1580 e contém documentos em que os cristão dos séculos 4 a 16 DC explicavam no que acreditavam e o que ensinavam, baseados nas Escrituras sagradas .

Ele inclui, primeiro, os três credos que se originaram na Igreja primita : o Credo Apostólico, o Credo Niceno e o Credo atanasiano . Depois, ele contém os escritos da Reforma Luterana conhecidos como aConfissao de Augsburgo , a Apologia da confissão de Augsburgo , os Artigos de Esmalcade , o Tratado sobre o poder e o primado do Papa, Catecismo Menor e oCatecismo Maior de Lutero e a Fórmula da Concórdia.

Os Catecismos e os Artigos de Esmalcade vieram da pena deMartinho Lutero ; aConfissão de Ausgburgo , sua Apolgia e o Tratado foram escritos pelo colaborador de Lutero ,Felipe Melanchthon; a Fórmula da Concórdia teve sua forma final organizada porJacob Anreae ,Martin Chemnitzs , eNickolaus Selnecker.

Conteúdo:

Nome Data Autor Resumo
Credo Apostólico
Século 2 DC Desconhecido Credo Batismal, usado em Roma

Credo Niceno
325,381 DC Líderes da Igreja reunidos noConcílio de Nicéia (325) e no Concílio de Constantinopla (381) . Este Credo pretende mostrar claramente, com base nas Escrituras que Jesus Cristo é verdadeiro Deus, igual ao Pai e que o Espirito Santo também é verdadeiro Deus, igual ao Pai e aoFilho .

Credo Anatasiano
Séculos 6 a 8 DC Desconhecido. Recebeu o nome em homenagem ao grande pai da Igreja, Atanásio , que foi instrumento na redação do Credo Niceno. Confessa os ensinamentos da Trindade e a pessoa e otrabalho de Jesus Cristo .

Catecismo Menor

1529

Martinho Lutero
Uma pequena obra para educar os leigos nos fundamentos da Fé Cristã.

Catecismo Maior

1529

Martinho Lutero
Cobrindo os mesmos pontos principais da doutrina Cristã que o Catecismo Menor , o Catecismo Maior é uma compilação de sermões de Martinho Lutero .

Confissão de Augsburgo


25 de junho 1530

Felipe Melanchton
Geralmente vista como a principal Confissão Luterana; ela foi apresentada pelosLuteranos aoImperadorCarlos V na dieta imperial de Augsburgo, em1530 , como uma declaração dos principais artigos da fé Cristã conforme entendida pelos Luteranos ; também contém uma lista de abusos que os Luteranos corrigiram.

Apoligia da confissão de Augsburgo

1531
Felipe Melanchton
Depois que os teólogos Romanos condenaram muitos dos ensinamentos da Confissaõ de Augsburgo,Melanchoton escreveu esta longa defesa. É merecidamente considerada um clássico Cristão.

Artigos de Esmalcade


1536

Martinho Lutero
Artigos de fé que Lutero pretendia se tornassem uma plataforma ecumênica para um futuro concílio ecumênico. Estabelecia o que os Luteranos não podiam abrir mão - e porquê.
Tratado sobre o poder do Papa

1537

Felipe Melanchton
Proposto para servir como um suplemento àConfissão de Augsburgo , dando a posição Luterana a respeito do Papa.

Fórmula de Concórdia
1577
Jacob Andreae,Martim Chemnitz,David Chytraeus
Uma confirmação de alguns ensinamentos da Confissão de Augsburgo a respeito dos quais os Luteranos haviam se divido. A "Declaração Sólida" é a versão original. A "Epítome" é a versão resumida destinada ao uso no estudo das congregações. Mais de 8.100 pastores e teólogos a assinaram, bem como mais de 50 chefes de governos.

Postar um comentário

0 Comentários