Visão Geral
Takeo Monobe e sua esposa, Sayoko
A Igreja Evangélica Holiness é uma ramificação da Igreja Evangélica Holiness que foi fundada no Japão em 1901, pelo pastor Juji Nakada e pelo missionário Charles Cowman. No Brasil, ela chegou em 1925, quando missionários e leigos da Igreja Evangélica Holiness do Japão se estabeleceram em São Paulo. A principal figura desse grupo foi o pastor Takeo Monobe, que percorreu quase todas as cidades, colônias e fazendas do interior do estado, onde havia imigrantes japoneses, para falar da salvação em Jesus Cristo.
Quase dez anos depois, em 1934, a Igreja Evangélica Holiness do Brasil estabeleceu-se como uma igreja independente, prosseguindo em sua missão de evangelizar principalmente os japoneses aqui estabelecidos.
Hoje, está presente em nove estados brasileiros e no exterior, além de manter missionários na Índia, na China e no Japão.
Nossa missão é receber santidade e poder de Deus para ser testemunha do Senhor Jesus Cristo e fazer discípulos de todas as nações. O objetivo da Igreja Evangélica Holiness do Brasil é anunciar o Evangelho de Jesus Cristo com fidelidade a todas as pessoas, como fizeram os primeiros apóstolos. Isso inclui também enfatizar os valores do Reino de Deus diante das injustiças do homem.
Missão
Receber santidade e poder de Deus para ser testemunha de Jesus Cristo e fazer discípulos de todas as nações.
Valores Holiness
1. Jesus Cristo como padrão.
2. A bíblia como regra de fé e prática, ensinada de forma fiel e contextualizada.
3. Busca da santidade bíblica.
4. Busca de uma vida de intimidade com Deus.
5. Unidade e diversidade no Espírito Santo.
7. Incentivo ao ministério leigo.
8. Evangelho integral para o homem todo e todo homem como fruto do amor de Deus.
9. Valorização da nossa história, especialmente as Quatro Dimensões do Evangelho, a evangelização de nikkeis e a multiculturalidade, como legado de fé, compromisso e consagração.
10. Busca de unidade doutrinária e de governo em uma organização funcional e dinâmica.
11. Equidade e justiça nas decisões e prática.
Doutrina
Como todos os grupos protestantes, a Igreja Evangélica Holiness é herdeira da Reforma do século XVI. Por isso, nossa posição doutrinária inclui os seguintes pontos: A Bíblia é a Palavra de Deus e autoridade completa e suficiente para assuntos de fé e de conduta cristã. A justificação do homem (perdão e salvação em Cristo) é pela fé e totalmente grátis, dependendo exclusivamente dos méritos de Cristo e da graça de Deus.
Também somos herdeiros do avivamento começado no século XVIII com João Wesley e companheiros e da grande onda missionária do século XIX. Assim, nossa prática pastoral caracteriza-se pelo seguinte:
- Conduzir cada crente a uma experiência pessoal de salvação em Cristo Jesus.
- Ensinar os passos para uma vida cristã vitoriosa e santificada pelo recebimento e plenitude do Espírito Santo.
- Anunciar que o mesmo Deus de Abraão, Isaque e Jacó, o Deus de Jesus Cristo e dos apóstolos, também hoje realiza milagres e prodígios.
- Ensinar uma vida cristã de consagração total, sem apego ou conformações com este mundo, por causa da eminência da volta do Senhor.
Uma característica do ministério da Igreja Evangélica Holiness, desde o princípio, tem sido estimular, juntamente com o ministério formado, o treinamento rápido e prático de evangelização por todos os membros da igreja, independente do grau de instrução.
O nome Holiness (Santidade ou Santificação) foi adotado porque cremos que o cristão deve manifestar uma vida de santidade, como resultado da submissão a Deus e da plenitude do Espírito Santo. Isso significa viver com simplicidade, amor, santidade, dedicação integral à causa do Evangelho.
A palavra em inglês foi mantida para fazer distinção entre a santidade presente na cultura, folclore e religiosidade japonesa e a santidade no sentido cristão, trazida pelo derramamento do sangue de Jesus Cristo e pela presença do Espírito Santo na vida do crente.
Também entendemos que a vocação para a santidade não é apenas para uns poucos cristãos excepcionais, mas um chamado para todos os cristãos.
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