Jan Hus,(ou mais conhecido por João Huss) o famoso reformador da Boemia


Jan Hus,(ou mais conhecido por João Huss) o famoso reformador da Boemia, nasceu em Husinec (75 km s. s. w. de Praga) possivelmente a 6 de julho de 1369, como se acredita, tendo sido queimado vivo em Constança a 6 de Julho de 1415. O nome Hus é a abreviação do seu lugar de nascimento, feita pelo próprio, em cerca de 1399; anteriormente era conhecido como Jan Husinecký, ou, em Latim, Johannes de Hussinetz. Seus pais eram checos de poucas posses.
Teve de ganhar a vida cantando e prestando serviços na Igreja. Sentiu-se atraído pela profissão clerical não tanto por um impulso interior mas pela atracção de uma vida tranquila como clérigo. Estudou em Praga , onde teria estado por volta dos anos 80. Foi grandemente influenciado por Stanislav ze Znojma, que mais tarde se tornaria seu amigo íntimo e finalmente um grande inimigo. Como estudante, Hus não mostrou grande distinção. Nos seus escritos usava frequentemente citações de Jonh Wyclif . Era uma personalidade de temperamento quente. Em 1393ele fez o Bacharelado em Letras, em 1394 o Bacharelado em Teologia, e em 1396 O Mestrado. Em 1400foi ordenado padre, em 1401 tornou-se reitor da faculdade de Filosofia, e no ano seguinte foi reitor da Universidade Carlos. Em 1402 foi nomeado também pregador na Igreja de Belém em Praga, onde pregava em língua checa.
A igreja católica excomungou em 1410. Condenado pelo Concílio de Constança , foi queimado vivo. Assassinaram este celebre reformador.


File:Jan Hus 2.jpg






























Jan Hus

Postar um comentário

0 Comentários