Seita pestecontal aguarda volta de Jesus trancada em vilarejo

O líder do grupo está preso e o governo estuda uma intervenção para resgatar as crianças, muitas estão doentes

Seita aguarda volta de Jesus trancada em vilarejo

Cerca de 650 pessoas estão vivendo em um vilarejo na Nicarágua esperando o arrebatamento. Elas fazem parte da seita “O corpo místico de Cristo” e a situação em que elas vivem despertou o interesse da imprensa.

Uma jornalista nicaraguense teve autorização para visitar o vilarejo El Viejo, em Chinandega, e relatou que os membros da seita vivem de forma precária, principalmente as crianças e adolescentes.

“Há ali mais de 600 pessoas, muitos adolescentes e crianças em estado vulnerável e todas amontoadas”, disse Carol Munguía em entrevista a BBC.

Além de nicaraguenses, a seita atraiu fiéis de El Salvador, Guatemala e Honduras. Eles são coordenados por 11 pastores que moram em casas de cimento, com computadores e acesso à internet enquanto que os fiéis vivem “amontoados em cabanas feitas com folhas de palmeira, plástico e madeira e dormem em redes”.

As crianças não vão à escola e tão pouco têm acesso a tratamentos de saúde. A jornalista afirma que muitas estão com catapora, mas os adultos não permitem que elas sejam atendidas pelas brigadas médicas que o governo enviou para a região.

“Existe o perigo de que haja um surto epidemiológico, mas eles insistem que têm um único salvador: Jesus”, revela a jornalista.

Por conta do estado de saúde das crianças, o governo nicaraguense estuda uma intervenção no local. A primeira-dama, Rosario Murillo, é a favor da liberdade religiosa, mas entende que o bem-estar das crianças também precisa ser respeitado.

A ministra da Família, Adolescência e Infância, Marcia Ramírez, esteve na semana passada para monitorar a situação pensando principalmente nos menores.

Os membros da seita estão no local há dois meses esperando pelo arrebatamento. A seita existe há dez anos e há a crença de que o Espírito Santo virá arrebata-los nos próximos meses.

As autoridades prenderam o pastor Javier Sánchez, líder do movimento, no final de semana passado quando ele estava entrando no país vindo de Honduras com outros pastores e seus parentes. O próximo passo do governo pode ser a intervenção no vilarejo.

Postar um comentário

0 Comentários